Como eu estou mudando?
Hoje eu decidi falar mais detalhadamente sobre algumas mudanças de hábito nesse meu processo de sustentabilidade.
Por ser um assunto muito amplo a sustentabilidade pode tomar forma nas nossas vidas por diversos caminhos e um não exclui o outro, há o vegetarianismo, o veganismo, o movimento lixo zero e muitos outros que podem contribuir nessa jornada.
Então como não adianta de nada dizer e não dar o exemplo, vou mostrar algumas mudanças do meu dia a dia que podem te ajudar também!
1. Sempre carrego minha garrafa, meu copo e meu canudo
Quando eu comecei a pesquisar sobre sustentabilidade a primeira coisa que me chamou a atenção foi o plástico, inclusive foi o primeiro post aqui do site.
E, claro, há muitos posts na internet sobre os animais marinhos que morrem com o consumo desse material e sobre como em 2050 haverá mais plástico que peixes nos nossos oceanos.
Então eu comprei um canudo ecológico da Mentah (e pra minha família inteira) e mais pra frente eu ganhei um de inox.
De fato, o canudo não é tão útil se você não for tomar uma água de coco ou um milkshake, mas está sempre comigo.
Eu também ganhei um copo dobrável no estilo do Menos1Lixo, que também anda comigo pra todo canto, mas como eu estou sempre com a minha garrafinha reutilizável, acabo não usando tanto.
Isso também me ajudou muito a tomar mais água, porque com a garrafinha sempre ao meu lado, enquanto tiver eu estou bebendo.
2. Eu penso melhor no material do que compro
Eu já falei bastante sobre isso no post sobre plástico, no de consumo consciente e no nosso instagram, mas o ponto é que o consumo vai muito além do uso, ele começa na fabricação e vai até o descarte e o que ocorre depois dele.
Quando eu compro qualquer coisa fora de casa eu penso duas vezes no material daquilo, é melhor comprar algo em uma lata, já que o Brasil é campeão em reciclagem de alumínio, melhor comprar em uma embalagem de papel, que se decompõe muito mais rapidamente, ou numa embalagem reutilizável, que não vai pro lixo tão rapidamente.
Algumas coisas que o material importa demais e são fáceis de substituir são: escovas de dente, esponjas/buchas de lavar louça e bebidas (PREFIRA LATAS!).
3. Cosméticos
Antes de qualquer coisa é preciso entender que a) meu cabelo é cacheado, o que me faz usar mais produtos que uma pessoa de cabelo liso, por exemplo; e b) eu uso maquiagem.
Esses dois fatores me fazem consumir mais lixo que certa parte da população no quesito cosméticos, MAS isso não quer dizer que não tem solução.
Uma das coisas que eu faço é utilizar coisas mais naturais pra cuidar da pele e do cabelo, como abacate, óleo de coco, argila, babosa (ou aloe vera, que inclusive ajuda a secar espinhas), borra de café, banana.
O outro ponto que devemos pensar na hora de comprar algo industrializado é se o produto é vegano ou cruelty free. Então eu procuro produtos que seguem essa linha, mas lembre-se: dentro do veganismo há muitas diferenças entre o que as pessoas aceitam comprar, vou dar um exemplo:
A marca Love, Beauty and Planet tem embalagens recicladas e recicláveis, é cruelty free e não contem ingredientes animais, MAS é uma marca da Unilever, que faz um montão de coisas ruins...
Mas tem marcas bem legais e em conta por aí que são veganas, como Salon Line, Lolla e Sallve.
Além disso, pra tirar a maquiagem eu uso os ecopads, que ensinei a fazer aqui e expliquei porquê, mas também ganhei alguns de crochê da Nathi, que você também pode ter.
4. Me tornei vegetariana!
Só pra você saber existem vários nomes pra pessoas que não comem carne, por exemplo.
Pescetariano: que é quem come peixe, mas nenhuma outra carne.
Ovolactovegetariano: quem não come carne de nenhum tipo, mas consome derivados do leite e ovos (que geralmente chamamos de vegetarianos).
Lactovegetariano: quem consome leite, mas não consome carne ou ovos.
Ovovegetariano: quem consome ovos, mas não leite ou carne de nenhum tipo.
Vegetariano (ou vegetariano restrito): quem não consome carne e derivados (que geralmente chamamos de veganos).
Vegano: Quem não consome nada de origem animal, mas também não utiliza produtos feitos de ingredientes animais ou testados neles.
Seguindo essa lógica, eu sou ovolactovegetariana. Não, não como nem peixe. Sim, existe proteína vegetal e você pode ver aqui alguns exemplos.
Uma coisa que facilita esse processo é se você preparar alimentos pra semana toda, como salada de grão de bico, hambúrguer vegetariano, tabule e lanchinhos mais naturais.
Ah, e eu já falei sobre carne e seu impacto ambiental aqui.
5. Tento usar meus materiais até o fim
Uma das coisas que eu era muito viciada antes (e já falei disso aqui) são os materiais escolares, eu amo marca texto, caneta colorida, caderninhos, agendas, post its, enfim.
O ponto é que:
1. São coisas que não preciso de verdade.
2. Eu já tenho muito
Então eu parei de comprar coisas desnecessárias e que eu já tinha e passei a usar a mesma coisa até acabar, um exemplo disso são as canetas, elas têm uma substância bem tóxica de forem descartadas na natureza, mas são revestidas de plástico, então que tal usar a mesma caneta até acabar e só então jogar fora? Eu já acabei com 3 canetas esse ano.
6. Eu reciclo, reutilizo, reaproveito
Tudo que eu vejo que consigo usar pra outro propósito eu tento fazer isso, mas o que não dá eu procuro descartar da melhor forma. Papel tem seu descarte pra Oito Elementos, latas vão sempre na lixeira separada e lacres logo dão lugar a cadeiras de rodas.
7. Pesquiso, falo e divulgo o assunto.
Mudar nossos hábitos afeta todo mundo a nossa volta, isso porque ninguém muda sozinho. Eu pesquiso muito sobre o assunto, então não vejo sentido em não divulgar e falar com mais gente sobre também!
A Espatódea é o espaço que eu criei pra isso, pra falar, dar dicas e mostrar a importância e necessidade de cuidar do Planeta Terra, que não é só nosso, mas nós somos parte dele, e ele de nós.
Cuidar da Terra é cuidar de si e do outro.
Sustentabilidade é algo muito amplo e é um processo. Não estou nem perto de tudo que posso fazer pelo planeta e aqui são só alguns exemplos pra te motivar também.
Espero que eu consiga aumentar MUITO essa lista e espero também que você possa aumentar a sua lista de mudanças. Mudar é ótimo e deixa a vida mais linda, o planeta mais seguro e nosso corpo mais saudável.
Conta comigo para suas mudanças e me conta sobre o que já fez!