Os selos que te ajudam no caminho da sustentabilidade
Quando eu estava na sexta série ou algo assim, minha turma fez um trabalho sobre testes em animais, e a partir desse momento eu fiquei pasma com a situação, eu chorei muito, vi muita foto de animais sofrendo pelos produtos testados para nosso uso e comecei a perceber o selo com o famoso coelhinho no rótulo dos produtos.
Esse e outros selos são muito importantes para sabermos quais produtos e marcas tem mais a ver com o que queremos consumir. Então pensando nisso resolvi contar um pouquinho para vocês de alguns selos que mostram que a marca faz algo legal pelo nosso planeta como um todo.
1. Cruelty Free
Começando pelo que me fez perceber melhor os selos. O selo Cruelty Free muitas vezes aparece como Não testado em animais, e quer dizer exatamente isso, então se você não sabe muito sobre isso, fique sabendo que muitos produtos que consumimos hoje são testados em animais, desde cosméticos a produtos de limpeza.
Como dito nesse post tem um aplicativo incrível que te ajuda a descobrir se os produtos são ou não testados em animais. Mas se você está com pouca memória ou preguiça de baixar o app, que tal visitar o Vista-se ou o PETA? Esses sites têm listas das marcas que ainda fazem esses testes e você pode rever os produtos que ainda utiliza!
2. Orgânico
![](https://static.wixstatic.com/media/fe7e2e_0f4c04f6bae74efebf6ac5a3cca56313~mv2.jpg/v1/fill/w_640,h_302,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/fe7e2e_0f4c04f6bae74efebf6ac5a3cca56313~mv2.jpg)
O selo de produto orgânico nos mostra que o produto foi feito com ingredientes livres de agrotóxicos. Além de fazer mal a sua saúde, os agrotóxicos são responsáveis pela morte de muitos animais, entre eles as abelhas, tão importantes para a nossa sobrevivência (você pode saber mais sobre isso nesse post).
3. Vegano
A essa altura do campeonato você já deve saber que quando algo é vegano é que não utiliza nada de origem animal, certo?
E também não pode ser algo que apoie qualquer forma de crueldade animal, então deve ser cruelty free também.
Nesses produtos você pode encontrar algo dizendo que não há ingredientes derivados de animais ou até um selo com um V ou escrito vegano.
4. Reflorestamento
Lembra do lápis da Faber Castell ou do palito do picolé que vem escrito "madeira de reflorestamento"?
Isso significa que ao invés de ser feito com madeira de desmatamentos, o material vem de árvores que são plantadas com esse objetivo e quando cortadas dão espaço a outras árvores.
Isso é bem melhor para o meio ambiente e mostra responsabilidade ambiental da empresa.
5. Biodegradável
![](https://static.wixstatic.com/media/fe7e2e_69ec44197e7a477ba7cb5c25c54a7416~mv2.jpg/v1/fill/w_700,h_490,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/fe7e2e_69ec44197e7a477ba7cb5c25c54a7416~mv2.jpg)
Os materiais biodegradáveis são motivo de muita polêmica relacionada a sustentabilidade, já que por se decompor mais rapidamente muitos acham que podem usar e descartar em grande quantidade. Outro problema é que muitos produtos se passam por biodegradáveis quando não são, o tal do Greenwashing né?
Mas uma coisa é fato: os produtos que levam esse selo são bem melhores para o nosso planeta que os materiais de plástico, por exemplo. Dá uma olhadinha nesse post que falamos da escova de dentes de bambu, produto biodegradável e que pode até ser enterrado depois, fazendo apenas bem para nossas plantinhas!
É claro que há muitos outros selos, e atitudes que vão além disso, como materiais reciclados ou 100% recicláveis, mas a ideia aqui é mostrar que a consciência ambiental deve estar sempre presente nas suas compras.
Devemos pensar durante a compra, o que aconteceu antes de chegar a nós e o que vai acontecer quando não utilizarmos mais esse produto. Consumo vai muito além do uso, e é nossa responsabilidade procurar a melhor forma de consumir o que compramos, por isso estamos aqui, para te ajudar nessa jornada de consumo consciente, mas, mais ainda, nessa trajetória de cuidar do nosso lar.