A lavagem cerebral verde
Essa semana eu vi uma marca, que de sustentável não tem nada, lançando um produto que se diz "eco".
Isso é uma atitude muito comum para chamar a atenção dos consumidores que procuram por produtos com uma pegada mais sustentável e criar uma imagem de empresa ecofriendly.
O problema aqui é que, além de criar uma mentira sobre os produtos com o único objetivo de vender, essas marcas influenciam o público a comprar coisas desnecessárias naquele momento.
Quem nunca comprou uma coisinha nova só por ter achado uma proposta legal, mesmo sem precisar?
Eu já comprei várias!
A essa técnica de venda, nós podemos chamar de Greenwashing, uma lavagem cerebral verde, pra te fazer acreditar que está fazendo algo bom para o planeta, mas, na verdade, só está sendo mais consumista.
Então pra te ajudar a passar batido por esses produtos e marcas vou te dar algumas dicas:
1. Presta atenção no rótulo!
Sendo alimento ou não, o rótulo diz muito sobre como a empresa lida com o meio ambiente: se usa produtos derivados de animais, se faz testes, se a embalagem é mais eco...
2. Veja qual é a empresa por trás do produto.
Sabe aquela marca Mãe Terra? Sempre fui apaixonada pela aparência e nome dela, aí a Unilever comprou. Logo a Unilever que faz testes em animais em pleno século 21.
Foca a atenção na empresa.
3. Olha o frete!
Eu sei, parece muito legal comprar coisas sustentáveis pela internet, mas já parou pra pensar em tudo que acontece antes de chegar a você?
Quando for comprar online escolhe uma lojinha que seja mais próxima de você, que tenha propostas que combinam com o que você procura e se preocupam.
Bons exemplos são: Rio2Love e Paz em Gaia.
4. Se você já tem, pra que comprar?
Ontem mesmo eu queria comprar um copo Menos1Lixo, que é super legal, reduz muito lixo e foi criado com um objetivo importantíssimo.
O ponto é que eu já tenho um copo bem parecido, dobrável e que me ajuda a reduzir o plástico.
Por mais que uma empresa ou produto seja SUPER legal, não é nada eco comprar o que não precisa.
5. Pesquise antes e veja recomendações.
Fala sério, a internet está cheia de informação de tudo que lançam por aí, é muito fácil saber a verdade por trás dos produtos, não tem mais desculpa pra patrocinar empresa que se esconde atrás de uma máscara verde.