Como ser mais sustentável: alimentação
Desde que comecei a pesquisar mais a respeito de como ajudar a conservar o meio ambiente muitas coisas mudaram na minha rotina, desde canudos à alimentação, já que me tornei vegetariana. Mas há muitas coisas que envolvem comida, e o preparo dela, que podem mudar quando pensamos em sustentabilidade, e que também podem tornar a sua vida mais saudável.
![](https://static.wixstatic.com/media/fe7e2e_9544558fcbdf4deeb960e4194004536d~mv2.jpg/v1/fill/w_850,h_850,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/fe7e2e_9544558fcbdf4deeb960e4194004536d~mv2.jpg)
Desembale menos, descasque mais!
Essa frase é muito dita em relação a saúde, mas também serve para esse assunto, quanto mais produtos embalados você comprar mais lixo produzirá. Esse lixo, muitas vezes plástico, demora séculos para se decompor. Então a primeira dica é comprar coisas mais naturais.
Porém, está cada vez mais comum encontrar poupa de fruta em potes plásticos, frutas, legumes e verduras cortadas e embaladas, e outras coisas que te enganam pensando que está sendo muito saudável e sustentável, mas jogando muito lixo por aí. Então procure comprar esses alimentos em feiras ou em algum sacolão em que você possa comprar com menos embalagens.
Compre a granel
Se você acompanha nossos posts já deve ter cansado dessa dica, mas ela está em todo lugar porque:
- Comprar a granel economiza embalagens se você levar seus próprios saquinhos ou potes
- Pode sair mais barato
- A probabilidade de você saber de verdade o que está comendo é maior
- Menos contato com BPA, que faz mal tanto a você quanto ao planeta
Largue o chiclete e as balinhas
Além de fazer muito mal a sua saúde - você já deve ter ouvido na escola aquela história do seu estômago achando que vai descer uma comida e ficar produzindo suco gástrico para digerir o que nunca chega -, em quantas embalagens vem essa balinha ou chiclete que você consome?
Pensando em uma bala de iogurte comum: ela é embalada, individualmente, em um plástico metalizado que fica dentro de outro plástico que contém as informações do produto. Essa balinha fica dentro de um saco com muitas outras dessa forma. Esse saco chega ao mercado em uma caixa. Vamos parar por aqui, sabemos que tem muito mais nesse processo, o ponto é: você está gerando muito lixo, mas além desse lixo de embalagens, para onde vão os chicletes depois disso? Você joga no lixo, mas quanto tempo ele continua pelo planeta? E quantos animais, pássaros principalmente, ingerem esse lixo?
A história não acaba quando você joga algo fora, ela só recomeça.
Escolha alimentos da época
Se você encontrar lichias em abril pode ter certeza que foi preciso muito agrotóxico para chegar a você, agrotóxicos esses que estão matando muitas abelhas e animais marinhos quando chegam aos oceanos (é mais comum do que você pensa). Procure saber quais alimentos nascem e amadurecem em cada mês, isso também te deixará muito mais saudável e consciente da sua alimentação
Procure alimentos vegetarianos e veganos
Temos um post apenas sobre isso, mas isso precisa ser reforçado. Deixar de comer alimentos derivados de animais por pelo menos um dia na semana ajuda o planeta de diversas formas, sem falar nos animais. Esquece esses papinhos de carne orgânica(?) e tenta, pelo menos, reduzir o seu consumo. Faz a segunda sem carne, vai devagar, mas vai! Te garanto que tem muita coisa gostosa e MUITO mais saudável te esperando.
Beba mais água, escolha sucos naturais, deixe de lado o refrigerante
Você sabe que precisa beber muita água, todos te falaram isso desde que você se entende por gente, eu sei, mas é como o sinto de segurança: você sabe que deve usar, mas você usa mesmo? Eu espero que sim, para as duas coisas, mas falando em ser mais sustentável beber água pode te ajudar em muita coisa.
- Você vai parar de querer comer tudo que encontra pela frente, principalmente besteiras (super embaladas)
- Você pode carregar sua própria garrafinha, não vai produzir lixo e vai gastar menos
- Vai evitar industrializados que passam por diversos processos que fazem muito mal ao meio ambiente
Comece fazendo essas coisas e verá que o resto você vai descobrir. Espero que você tente mudar um pouquinho, e que tente levar mais gente com você!