Como ser mais sustentável na cozinha
Hoje vamos começar um série de posts que acontecerão toda sexta-feira aqui no site! Os posts tem o tema "Como ser mais sustentável (em alguma situação)". Vamos falar sobre cozinha, banheiro, roupas, restaurantes e muito mais, então se tiver qualquer sugestão, manda pra gente!
![](https://static.wixstatic.com/media/fe7e2e_c118a357d75345c7a926d5e6ca238b9b~mv2.jpg/v1/fill/w_850,h_850,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/fe7e2e_c118a357d75345c7a926d5e6ca238b9b~mv2.jpg)
O primeiro post dessa série é sobre sustentabilidade na cozinha e para começar eu te convido a dar uma olhadinha no seu armário, depois na geladeira e quem sabe em cima da pia. Quantas coisas você encontrou que tem certeza que são péssimas para o meio ambiente? Para te ajudar a mudar um pouco esses hábitos vamos te dar algumas dicas:
Filtro de café
Os filtros de café que costumamos utilizar no dia a dia são descartáveis e de uso único, ou seja, são usados por poucos minutos e depois: lixo. Uma das opções para melhorar esse hábito é trocar os filtros de papel pelos de pano, que podem ser lavados após o uso e utilizados diversas vezes. Há também opções de filtros descartáveis, mas que podem ser reutilizados por até 5 vezes, não é tão perfeito quanto o de pano, já que será descartado depois, mas é melhor que os de uso único. Mas antes de correr para comprar uma dessas duas opções saiba que esses que você já usa e descarta no lixo normal podem ser enterrados caso você tenha uma hortinha, juntamente com a borra de café.
Filtro de água
Ok, você sabe o que é um filtro de água, mas você conhece alguém que não tem um e compra garrafas e mais garrafas de água mineral todo mês? (Você é essa pessoa?) Então a dica aqui é para economizar dinheiro e ajudar o planeta: tenha um filtro de água. Segundo pesquisas o melhor filtro é aquele de barro, bem antigo. Mas você pode comprar um mais moderninho se não gostar desse, o ponto é deixar de lado as garrafas descartáveis.
Compras a granel
Já falamos disso aqui algumas vezes e vamos repetir: compre a granel, e leve seus saquinhos de pano. Comprar a granel é muito mais sustentável porque você não usará diversos tipos de embalagens. Com seus próprios saquinhos você pode chegar em casa e colocar tudo em potinhos de vidro, ou até levar esses potes na hora da compra, assim você ainda cuida da sua saúde, evitando BPA. E leve suas ecobags!
Opte por paninhos
Você sabe que o plástico filme não é reciclável, certo? Ele também passa ftalatos para os alimentos e faz mal a sua saúde. Mas o que você talvez não saiba é que já criaram uma alternativa para isso: os paninhos encerados, que são pedaços de pano normal, como de guardanapos, mas com uma camada de cera de abelha ou de carnaúba (se quiser ser ainda mais sustentável escolha essa última opção). Eles podem ser lavados e reutilizados sempre que preciso.
Os guardanapos de pano também devem ser levados em consideração nessa mudança de hábitos, já que os descartáveis também não podem ser reciclados. Uma das sugestões que vi para substituir o papel toalha na hora de fritar algum alimento é utilizar panos de prato, reservados para isso, daqueles que absorvem bem, e depois lavá-los.
Outro paninho que pode te ajudar nisso tudo é a opção reutilizável daqueles que ficam na pia. Eles não precisam ser jogados fora toda vez, o planeta agradece.
Bucha biodegradável
Aqui no site falamos sobre como a esponja sintética não é nada inofensiva e qual a melhor opção para substituí-la, mas só para refrescar a sua memória: use buchas biodegradáveis. Além de serem muito mais sustentáveis também podem ser plantadas em casa! Também existem esponjinhas feitas de redes de pesca que ficão por aí poluindo os oceanos.
Composte
A maior parte do nosso resíduo é orgânico, mas ele não precisa ir para o lixo comum, composte. Você pode fazer sua própria composteira doméstica ou comprar uma. Assim seus restos de alimentos viram adubo para outros que virão.
Use as cascas
Não quer colocar as cascas na composteira? Então reutilize! Você pode fazer diversas receitas de comidinhas e até produtos de limpeza!
Você também pode fazer seus próprios produtos de limpeza, molho de tomate caseiro, reduzir o consumo da carne, guardar os alimentos na geladeira de forma que durem mais e tentar economizar como puder. Vá aos poucos, mas vá! E se precisar de ajuda ou quiser sugerir algo, estamos aqui!