top of page

Você é um consumidor consciente?


Pare um minuto e pense no que você entende quando fala ou ouve a palavra "consumir".

Pensou? Agora leia a definição dessa palavra no dicionário Aurélio:

"1 - Fazer desaparecer pelo uso ou gasto.

2 - Gastar; devorar; destruir.

3 - Corroer; apagar (com o tempo)."

Ou seja, consumir nada mais é que usar algo até o final da sua vida útil. Isso mostra que não consumimos, de fato, quase nada, nem comida, nem eletrônicos, nem roupas.

Isso aumentou muito com o surgimento das lojas de fast fashion, aquelas que vendem peças com as cores da estação, o personagem do momento, a mais nova linha, e no ano seguinte já ficou ultrapassada. Assim como com tecnologia: pra que continuar com meu celular que funciona perfeitamente se tem um novo com mais 20 recursos que eu nunca usarei?

O consumo consciente vai contra tudo isso, e além, se refere às decisões de antes da compra e depois do seu descarte. Mas para entender isso devemos relembrar os Rs da sustentabilidade:

Repensar > Recusar > Reduzir > Reutilizar > Reciclar

Então se você quer consumir de forma consciente, comece repensando toda e qualquer compra. Vá além, sabe aquela caneta que dão de brinde na lojinha da esquina, você precisa dela? A blusinha que está com 70% de desconto, você vai usar? Repensar te ajuda a decidir o que você precisa ou realmente quer, o que será útil, e se esse produto teria uma opção mais duradoura, mais sustentável, que tenha o melhor descarte, a melhor embalagem e que seja feito da melhor forma.

Depois de repensar suas escolhas, está na hora de recusar. Recuse tudo que não for necessário. Sacolas plásticas, copos descartáveis, canudos, brindes, amostras grátis de produtos que você não usa.

O próximo passo é reduzir. Se você já repensou tudo o que precisa ou não e já recusou o que não precisa, fica mais fácil reduzir seu consumo. Assim, pense se precisa de mais uma calça jeans, mais uma agenda bonitinha, mais uma cor de marca texto. Com menos coisas para escolher, você consome e cuida melhor do que já tem. Gastando menos dinheiro e menos recursos naturais.

Reutilize tudo o que for possível, ou seja, opte por produtos que não sejam de uso único, prefira copos e garrafas que poderá usar várias vezes ao invés de utilizar os descartáveis, assim você poupa água, energia, químicos e previne que mais um lixo fique pior séculos por aí. E os produtos e embalagens que não forem feitos com um objetivo útil para você, podem ser repensados também, é possível ressignificar uma peça (mais um R pra você).

Depois de tudo isso, caso não tenha solução para o produto, procure reciclar. Reciclagem pode seguir dois caminhos, a de produtos orgânicos, que seria a compostagem (em inglês rot, mais um R), e a de produtos "secos" que podem ser separados e levados pela coleta seletiva. Caso seja um material eletrônico há empresas que coletam esses produtos.

Ok, depois de entender os Rs da sustentabilidade, podemos seguir para algumas dicas, em forma de perguntas, para consumir de forma consciente:

1 - COMO ESSE PRODUTO FOI FEITO?

Quando for comprar (ou pegar de graça) algum produto pense em como ele foi feito e se seu uso vale a pena. Se houve crueldade animal, exploração dos trabalhadores, se foi preciso desmatar alguma região, se a empresa tem propostas voltadas para o meio ambiente, e qualquer outro critério que te seja importante.

2 - COMO ESSE PRODUTO CHEGARÁ ATÉ MIM?

Se a opção escolhida precisa vir do outro lado do mundo até você talvez não seja a melhor das opções. Para que o produto chegue na sua casa ele precisa passar da fábrica para a distribuidora, que levará até uma loja, ali ele pode ser comprado por outra empresa e revendido em outra loja. Se você optar por receber em casa, esse produto irá para outra distribuidora e depois chegará na sua casa.

Viu quantos passos? Em quantos tipos de embalagens o mesmo produto passará? Quantos quilômetros ele rodará até chegar em você? Quanto combustível será queimado?

Por isso e por outros motivos, prefira comprar diretamente de quem faz, de empresas que tem compromisso com o meio ambiente, que se preocupam com as mesmas coisas que você.

3 - QUANTAS VEZES PODEREI USAR ESSE PRODUTO?

A quantidade exata de uso não importa realmente, mas se o produto só puder ser utilizado uma vez e depois será descartado, por que não escolher uma opção reutilizável?

4 - EU JÁ TENHO UM PRODUTO DESSE?

Se você já tiver um produto equivalente, talvez não precise adquirir esse, mas se mesmo assim optar por obtê-lo, tente doar ou vender o que não usará mais.

5 - EU VOU MESMO USAR ESSE PRODUTO?

Comprar por impulso te faz ter muitas coisas, mas isso não quer dizer que elas serão úteis. Não é porque uma peça está barata ou pela metade do preço (oportunidade única) que você deve comprá-la. Pense se será realmente utilizada antes de comprar pelo preço ou por ser bonitinha. Isso também vale para coisas sustentáveis que você compra aos montes. Se não for necessário, nenhum produto é sustentável.

6 - QUAL SERÁ O DESTINO DESSE PRODUTO DEPOIS DO DESCARTE?

Se o produto escolhido demorará séculos para se decompor, se não pode ser reciclado, se não é biodegradável que tal escolher outro? Consumir de forma consciente não depende apenas do tempo em que será usado, ok?

7 - TENTE PRODUTOS DE SEGUNDA MÃO

Livros, roupas, móveis e tantas outras coisas podem ser comprados em sebos, brechós, bazares, em ótimo estado e sem gerar mais lixo no meio ambiente. Além disso, esses itens costumam ser mais baratos.

8 - USE ATÉ O FINAL

Como dito no começo desse post consumir significar gastar tudo. Então, use os produtos até acabarem. Sabe aquela prática de colocar água no shampoo quando está acabando? Talvez ela possa ser aplicada a mais produtos. Tente aproveitar ao máximo tudo o que utilizar. Isso inclui alimentos também, há diversas receitas feitas com cascas e sementes, é só pesquisar!

Por fim, entenda que consumir de forma consciente é acima de tudo pensar bem sobre o produto e utilizá-lo da melhor forma possível, não se limita a essas dicas, e você pode criar tantas outras, o importante é sempre ter em mente que nenhuma compra e escolha acaba no momento em que você a faz (nem começa ali), vai muito além, e depende de você repensar seu consumo.

©2018 by Espatódea. Proudly created with Wix.com

bottom of page