top of page

Receitas para substituir cosméticos industrializados

Pense por um minuto nos produtos de beleza que você usa. Agora conte quantas dessas coisas são embaladas em plástico, ou mais além, tem plastico na sua composição? Grande parte dos esfoliantes industrializados possui microplásticos, que vão para rios, mares e oceanos e são ingeridos por animais marinhos e pássaros.

O plástico da embalagem também é um grande problema, principalmente, pelo descarte incorreto, mas mesmo com um processo correto de reciclagem, gasta-se muita água, químicos e diversas substâncias prejudiciais ao meio ambiente. Logo, a melhor opção ainda é evitar. Uma boa forma de reduzir esse consumo é fazer seus próprios produtos de beleza.

 
 

1. Borra de café

Já falamos que a borra de café é ótima como adubo para as plantas, mas outro uso interessante é passar na pele, já que, além de clarear manchas, é ótima contra cravos e espinhas.

Como usar:

Opção 1: Misture 1 colher (de sopa) de café com 1 colher (de sopa) de açúcar e coloque água suficiente para formar uma pastinha. Passe no rosto ou no local desejado em movimentos circulares e tire após 10 minutos.

Opção 2: Use apenas a borra de café no rosto, assim como na opção anterior, faça movimentos circulares com a mesma e deixe agir por 10 minutos. Depois disso, tire com água.

Opção 3: Se você tem cabelos castanhos ou pretos, pode usar borra de café para voltar a cor mais forte e dar brilho aos fios. É bem simples, misture a borra com um pouco de água e passe por toda a extensão dos fios, depois de 30 minutos lave normalmente.

Opção 4: Passar café gelado nas olheiras ajuda a atenuar olheiras.

Opção 5: Misture 2 colheres de pó ou borra de café com 1 colher de mel. Aplique no rosto e deixe por 15 minutos, depois é só lavar.

2. Babosa

A babosa ou Aloe Vera é uma ótima planta para o cabelo e para a pele, por isso é um dos principais ingredientes de muitos cosméticos industrializados, mas você pode tê-la plantada em casa.

Para o cabelo:

- Trata a queda de cabelo;

- Hidrata;

- Estimula o crescimento dos fios;

- Elimina caspas;

Para a pele:

- Atua no tratamento de queimaduras;

- Hidrata a pele;

- Contra acne;

- Cicatrizante;

- Combate rugas;

- Reduz a oleosidade;

Como usar:

É necessário seguir um processo básico em todas as receitas: Corte uma folha da babosa e lave. Corte os espinhos na lateral e depois a parte de cima da folha. Com uma colher ou faca raspe o gel que fica dentro dela, coloque num pote ou prato.

Opção 1: Misture 2 colheres do gel da babosa com 2 colheres de óleo de coco. Passe em todo o cabelo e deixe agir por 15 minutos. Lave.

Opção 2: Esfregue a parte da folha que estava com gel (e agora está apenas com uma leve camada do mesmo e sem espinhos) no rosto. Deixe secar e depois lave.

Opção 3: Misture 2 colheres de sopa do gel da babosa com 1 colher de sopa de açúcar. Passe no rosto, esfregando em movimentos circulares. Lave.

Opção 4: Você pode usar apenas o gel da babosa em toda a extensão dos fios e deixar agir por 20 minutos. Depois lave normalmente.

Opção 5: Muitas pessoas utilizam esse gel da folha da babosa com creme de tratamento, mas como aqui a intenção é reduzir as embalagens e produtos industrializados, prefira as outras opções.

Opção 6: Gel de 4 folhas de babosa misturado com 1 cenoura ralada. Deixe ficar uma pasta bem homogênea, passe nos fios e deixe por 30 minutos.

3. Abacate

O abacate pode ser útil tanto para o cabelo quanto para a pele. Hidrata, reduz olheiras e rugas, e atenua manchas e cicatrizes, deixa os cabelos fortes, combate pontas quebradiças e dá brilho aos fios.

Opção 1: Amasse um pouco do abacate e passe no rosto. Deixe por 10 minutos e lave.

Opção 2: Misture 3 colheres de aveia (que você pode comprar a granel com seu próprio saquinho de pano ou potinho de vidro, assim evitando plástico) e meio abacate amassando bem até virar uma pasta. Passe na região das olheiras e deixe por 30 minutos antes de lavar.

Opção 3: Você também pode misturar o gel de uma folha de babosa com meio abacate e passar na pele. Deixe agir por 20 minutos e lave.

Opção 4: Misture meio abacate, 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de azeite de oliva. Passe no cabelo e deixe por 30 minutos. Lave normalmente. Você pode fazer a mesma receita sem mel.

Opção 5: Bata uma banana com meio abacate no liquidificador. Acrescente 2 colheres de mel. Depois de lavar o cabelo, passe a mistura, mecha por mecha, com os fios ainda molhados e deixe agir por meia hora. Lave.

 

Claro que há muitas outras receitas possíveis com ingredientes naturais, logo postaremos mais algumas! Mas não esqueça de sempre optar por opções mais saudáveis, tanto para você, quanto para o nosso planeta.


©2018 by Espatódea. Proudly created with Wix.com

bottom of page