top of page

O que eu posso fazer pelos animais em risco de extinção?

 

Nas ultimas décadas o mundo passou por diversas transformações, boas e ruins: o avanço da tecnologia, a internet, a conquista de muitos direitos, o aumento do consumo de plástico e a extinção de muitos animais. Nos últimos 40 anos já foram extintos mais de 784 animais em detrimento da ação humana. Isto é, o desmatamento, a caça predatória, a pesca, o efeito estufa e outras ações humanas tiveram como consequência a extinção de muitas espécies.

Aqui já falamos sobre a diminuição da quantidade de abelhas e as consequências disso para a vida humana, mas é necessário ter consciência de que a discussão da extinção por nossa culpa não deve ser relacionada apenas a nossa sobrevivência. Muitos de nossos hábitos podem afetar a vida de outros seres e podem ser mudados, devemos ter empatia e viver de forma mais consciente, o planeta é o lar de vários animais, não estamos sozinhos aqui e não resistiremos sozinhos também.

Há várias coisas simples que podemos fazer para que os animais em extinção, ou seja, que estão em risco, mas não foram extintos, sobrevivam, como:

  • Parar de usar canudos descartáveis, que muitas vezes são jogados nos oceanos e ingeridos por tartarugas marinhas e outros animais;

  • Reduzir o uso de plástico, material que afeta diretamente muitos animais por ser confundido com alimento;

  • Não comprar roupas e acessórios de origem animal, como jaquetas de couro e travesseiros de penas de ganso;

  • Utilizar produtos veganos e cruelty free;

  • Se informar sobre as marcas que destroem habitats naturais desses animais;

Outra forma de ajudar é colaborar com projetos para salvar animais em extinção, aqui você pode conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas organizações e decidir qual quer apoiar.

Sua principal missão é pesquisar e conservar as cinco espécies de tartaruga marinha existentes no Brasil, todas ameaçadas de extinção. Você pode ajudar comprando seus produtos.

Projeto Baleia Jubarte

Como dito no próprio site a missão do instituto é “conservar as baleias jubarte e outros cetáceos do Brasil, contribuindo para harmonizar a atividade humana com a preservação do patrimônio natural”. É possível doar dinheiro ao projeto pelo site.

Associação Mico Leão Dourado

Para ajudar a associação você pode comprar uma de suas camisetas, fazer um deposito na conta bancária deles ou se tornar um doador mensal, para saber mais acesse o site do projeto.

Nesse projeto você adota simbolicamente uma espécie em extinção e colabora com o trabalho da WWF de preservação desses animais.

 

Conhece mais formas de ajudar a preservar os animais em risco de extinção? Mande pra gente e vamos mudar o que podemos, ainda há tempo!

©2018 by Espatódea. Proudly created with Wix.com

bottom of page