top of page

13 plantas para cultivar em vasos e seus benefícios - Parte 1

 

Pela suposta praticidade estamos consumindo cada vez mais produtos industrializados, com muitos conservantes e agrotóxicos e embalados em plástico. Porém, esses produtos, além de nos fazerem mal, prejudicam o meio ambiente, levando em consideração suas embalagens, a forma como são produzidos e pelos venenos que matam diversos animais, de abelhas a peixes (já que esses agrotóxicos são levados pelos rios a mares e oceanos).

Para alcançar uma alimentação mais saudável e ajudar o planeta plantar alguns vegetais é essencial, mas como muitas pessoas moram em apartamentos ou casas pequenas e nem sempre tem espaço para um jardim ou horta, vamos deixar aqui 13 plantas para cultivar em vasos:

1. Babosa

Benefícios: A babosa, ou Aloe Vera, pode ser utilizada de algumas formas, seja por meio do seu gel, popularmente conhecido como baba, produtos feitos a partir dela ou em sucos, dependendo do seu objetivo. Ela pode ser utilizada para hidratar a pele, por ter propriedades cicatrizantes, além de tratar acne, espinhas, cravos, queimaduras de sol e reduzir celulite. Seu uso também é muito comum para fazer hidratações no cabelo, combatendo queda e caspas e dando brilho, porém, não é recomendada para os fios loiros. O suco de babosa é desintoxicante, digestivo, energético e antibiótico.

Plantar: Você pode plantar a Aloe Vera a partir de um broto ou de uma folha. O ideal é ter um vaso grande, para dar espaço às raízes, que não retenha água e receba luz solar direta.

2. Romã

Benefícios: A romã ajuda a combater a diabete, ajuda também no controle regular do fluxo menstrual desinflama a garganta, trata o estômago e aumenta a imunidade. Ela possui vitamina C, A e ácido fólico e é antioxidante.

Plantar: É possível cultivá-la a partir das sementes contidas na própria romã ou a partir de uma muda, já que a primeira opção demora alguns anos para dar frutos. A planta precisa de luz solar por no mínimo 4 horas por dia e deve ser plantada no início da primavera. O solo deve ter bastante matéria orgânica e a adubação é essencial para o bom crescimento da romã.

3. Alface

Benefícios: A alface tem vitaminas A, B, E e K, além de proteínas, minerais e fibras. Esse alimento também é antioxidante, ajuda na digestão, rejuvenesce a pele, trata artrite e alzheimer, controla a glicose no sangue e auxilia no emagrecimento. Há vários tipos de alface, como romana, americana, crespa e lisa, é só escolher a que mais te agrada e incluir na alimentação.

Plantar: Para cultivar alface você vai precisar de um vaso com pelo menos um palmo de profundidade e com furinhos no fundo. Você pode plantar a partir da muda ou semente, mas precisa dar um espaço de, no mínimo, 20cm entre elas. O ideal na hora de regar é conferir se a terra está seca, quando a folha está murcha é sinal de pouca água, e você deve fazer isso no final da tarde. Em 60 a 90 dias você já pode colher, é só ter certeza que as folhas já estão grandes e volumosas.

4. Espinafre

Benefícios: O espinafre é rico em ferro, vitaminas A, B1, B2, B5, C, D, E, K, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, sódio, enxofre, cloro e silício, ajuda a proteger os olhos da catarata, é bom para os ossos, reduz a hipertensão e o risco de ataques cardíacos, ajuda no crescimento do cabelo, previne dores de cabeça, anemia e asma. Além de tudo isso, ele também serve para fazer máscaras faciais que protegem a pele da acne.

Plantar: O espinafre se desenvolve muito bem, por isso muitas vezes o chamam de mato que se come, logo, devemos ter cuidado com o espaçamento entre as sementes. O ideal é enterrar a uma profundidade de no máximo 3cm, deixar um espaço de 10 a 30cm a cada duas sementes e manter a terra umida, regando todos os dias. Em 7 semanas você já pode começar a colheita, pegando as folhas mais velhas e grandes.

5. Acelga

Benefícios: A acelga possui carboidratos, proteínas, fibras, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, cobre, zinco, vitamina A, B6, B7, C e K. A hortaliça também é rica em antioxidantes, melhora a circulação, previne insônia, dores de cabeça, pressão alta, é ótima para a saúde dos cabelos (melhora a textura dos fios e dá brilho), diminui os níveis de glicose (auxiliando no controle da diabete), ajuda nos problemas respiratórios, fortalece a estrutura óssea e previne prisão de ventre.

Plantar: Ela precisa de bastante luminosidade para se desenvolver e solo úmido, mas não muito ácido. Escolha um vaso com, pelo menos, 15cm de altura, largura e comprimento. Plante com um espaço de 8cm entre as sementes e 2,5cm de profundidade. Você pode começar a colher a acelga entre 60 e 85 dias após o plantio.

6. Vagem

Benefícios: Também conhecida como feijão-verde, a vagem é rica em vitaminas B, C, K, ferro, ácido fólico, betacaroteno, tem poucas calorias, melhora o humor, combate a anemia, previne a diabete, já que controla o açúcar no sangue, ajuda a emagrecer e é ótima para a saúde dos olhos.

Plantar: A vagem é um dos vegetais mais fáceis de cultivar. Ela precisa de bastante luz solar, solo úmido e temperatura quente. Como não suportam muito bem a troca de vasos, o ideal é plantar a partir de sementes, deixando 20cm de espaço entre cada uma e 2cm de profundidade.

7. Cebolinha

Benefícios: A cebolinha melhora a memória, previne a depressão, pressão arterial elevada, auxilia na função respiratória e acelera a cicatrização. O alimento possui vitaminas A, B, C e K, é antioxidante rico em cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Para as gestantes, a cebolinha auxilia no desenvolvimento do bebê se ingerida diariamente.

Plantar: A cebolinha cresce bem fácil e não precisa de muito espaço, por isso se desenvolve bem em vasos. Seu plantio pode ser por meio de sementes ou mudas, a primeira opção mostra resultados após 40 dias, mas a segunda forma é ainda mais rápida, então é possível plantar as raízes que seriam jogadas fora daquela cebolinha que você já utilizou.

8. Cenoura

Benefícios: A cenoura ajuda no combate a obesidade infantil, aumentam a expectativa de vida, melhora o aspecto da pele e do cabelo, protege contra os raios ultravioletas, mas favorece o bronzeado. É rica em vitaminas A, C e K, ferro, potássio e manganês. é ótima para a saúde dos olhos, diminui os riscos de infecção e possui baixo valor calórico.

Plantar: A cenoura precisa de um vaso alto e você pode plantar uma semente a cada 5cm. Depois é só deixar em sol direto, manter a terra sempre úmida, e entre 75 e 100 dias está pronta pra colheita.

9. Rabanete

Benefícios: O rabanete é rico em cálcio, potássio, fibras, magnésio, fósforo, cobre, zinco, vitaminas B6, B9, C e K. Faz bem ao sistema respiratório, ao intestino, ajuda a perder peso, tem efeito diurético, trata mordidas de inseto e febre.

Plantar: O rabanete precisa de bastante luz, solo úmido e rico em matéria orgânica. Sua colheita pode ser iniciada a partir de 25 dias depois do plantio.

10.Pimentão

Benefícios: O pimentão é rico em ferro, ácido fólico, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas A, B e C. O pimentão vermelho é o que tem mais vitaminas e nutrientes e quando cru tem ainda mais benefícios que cozido. O alimento tem efeito analgésico, ajuda a controlar a ansiedade e estresse, é ótimo para a saúde da pele, cabelo, unhas, dentes e ossos, controla o colesterol e ajuda no combate ao câncer.

Plantar: Para plantar pimentões em vaso é necessário ter muita luz, água e nutrientes, e você pode comprar as sementes ou utilizar as que iriam para o lixo daquele pimentão que você já usou em alguma receita. O vaso deve ter capacidade para 10 litros de terra para que o pimentão se desenvolva bem. Para cuidar da terra você pode utilizar borra de café e farinha de casca de ovos. Depois de 4 meses após o plantio a colheita já pode ser realizada.

11.Abacaxi

Benefícios: O abacaxi é uma fruta que ajuda a hidratar o corpo pela sua quantidade de água, mas tem também vitaminas A, B1 e C, assim como magnésio, fibras, bromelina, cobre, potássio, betacaroteno e ferro. A fruta ajuda a emagrecer, alivia sintomas da artrite e de dores musculares, ajuda a digestão, aumenta a imunidade, previne o câncer, a asma e a infertilidade e ajuda na circulação. A sua casca pode ser utilizada para chás.

Plantar: Para plantar o abacaxi em um vaso você deve cortar sua coroa e deixá-la por, aproximadamente, duas semanas na água. A partir dela surgirão raízes, que deverão ser plantadas em um vaso com cerca de 15cm de diâmetro, juntamente com a coroa. Depois de um mês é bom trocar para um vaso de 25cm de diâmetro. O abacaxi deve ser regado na coroa, com o cuidado de não molhar diretamente a terra, para não apodrecer as raízes. A colheita demora um pouco mais que a maioria dessa lista, podendo acontecer apenas depois de 1 ano.

12.Melissa

Benefícios: A melissa também pode ser chamada de erva-cidreira e tem diversos benefícios para o nosso corpo, entre eles estão aliviar a gastrite, estresse, ansiedade, cólicas menstruais, náuseas, enxaquecas, ajuda a emagrecer, melhora a concentração e é antioxidante, anti-inflamatória, antiviral, diurética, relaxante e analgésica.

Plantar: Você pode plantar a partir de sementes ou de mudas, que devem ser plantadas a 5cm de profundidade e devem ficar em lugar iluminado, mas não muito quente. O solo deve ser fértil e bem drenado, porém, sem encharcamento.

13. Manjericão

Benefícios: Além de vitaminas A, B, C, E e K, o manjericão é rico em manganês, omega 3, ferro, cobre, magnésio, zinco e cálcio. É utilizado no tratamento de resfriados, tosse, melhora a visão, a pele, o sistema imunológico, a saúde bucal, elimina pedras nos rins, alivia dores de cabeça e previne o estresse.

Plantar: As sementes do manjericão devem ser plantadas a 1cm de profundidade, de 2 a 3 sementes por buraco e o vaso deve ficar em luz direta de sol. Não é necessário regar todos os dias, a cada dois ou três dias já é suficiente. A colheita começa a partir de 60 dias depois do plantio.

 

Em breve postaremos mais algumas plantinhas fáceis de cultivar em casa.

©2018 by Espatódea. Proudly created with Wix.com

bottom of page