Para onde foram as abelhas?
![](https://static.wixstatic.com/media/fe7e2e_dc4d8cfde74e4f19a5b9c5d11bc8cf65~mv2.png/v1/fill/w_595,h_595,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/fe7e2e_dc4d8cfde74e4f19a5b9c5d11bc8cf65~mv2.png)
As abelhas são de extrema importância para a vida no planeta Terra, uma vez que são grandes responsáveis pela polinização de plantas. Mesmo que boa parte das espécies seja capaz de se auto-fecundar e que outros animais também polinizem (borboletas, beija-flores e até morcegos), as abelhas são responsáveis por 70% das culturas agrícolas e 85% das plantas com flores de matas e florestas, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Por que isso ocorre? Bem... Elas são capazes de voar a uma velocidade de até 20 Km/h (estimando-se que voam, em média, 6 Km por dia) e são também capazes de passar coordenadas de pontos floridos para sua colmeia. Todavia, desde 2006, apicultores de todo o mundo registraram números de desaparecimento de abelhas que variam de 30% a 90% em alguns locais - mesmo que seja um acontecimento antigo, a taxa de diminuição vem aumentando. Inicialmente pensou-se ser um fenômeno que ocorria em detrimento de alguma doença, mas as abelhas simplesmente saiam para polinizar pela manhã e morriam longe das colmeias (uma doença mataria tanto abelhas longe das colmeias, quanto perto). Mas um artigo de 2013 publicado na PlosOne estudou o pólen de diversos agricultores das 7 maiores áreas de plantação dos EUA e foi capaz de identificar 35 tipos diferentes de inseticidas e 4 tipos de fungicidas. Entretanto, o mais interessante deste artigo é que identificaram que onde havia maior concentração dos fungicidas, havia também maior número de abelhas infectadas por um patógeno chamado Nosema ceranae. Não se sabe ainda se existe uma correlação entre as duas coisas, mas é algo que deve receber alguma atenção e, apesar de tantos estudos realizados posteriormente, nenhum deles é conclusivo em relação ao que causa tal diminuição, mas este pode ser um dos fatores, além de desmatamento e queimadas, ácaros e vírus e a má aplicação de agrotóxicos.
Um modo de ajudar as abelhas é apoiando o projeto "Sem Abelha, Sem Alimento", comprando uma de suas camisetas ou o caderno de atividades (para ajudar abelhas), questionar-se sobre o tema e conversar com as pessoas do seu ciclo social, consumir produtos orgânicos (uma vez que não utilizam agrotóxicos e, aumentando a demanda por eles, aumenta-se também sua produção) ou até mesmo tendo uma colmeia de abelhas sem ferrão em casa, seguindo os tutoriais contidos aqui. Além disso, diversas plantas pequenas e fáceis de plantar são capazes de atrair abelhas, como por exemplo: lavanda, coentro, erva-de-gato, sálvia, tomilho e girassol. Plantá-las será também de grande ajuda para a preservação de abelhas e para o aumento das populações, se realizado por uma grande quantidade de pessoas.