top of page

35 formas fáceis de ajudar o mundo

 

Se você acha que ajudar o mundo só é possível se você dedicar todo o seu tempo pra isso ou participar de organizações super famosas que limpam as praias e salvam animais, está na hora de ler nossa lista de 35 coisas bem simples que você pode fazer no dia a dia para ajudar o mundo.

1. Guarde os lacres das latinhas.

Além de não deixar em qualquer lugar sem saber se serão, de fato, reciclados, você pode ajudar o Lacre Amigo a fazer cadeiras de rodas pra quem precisa.

2. Doe as roupas que você não quer mais. E as meias também.

Há muita gente por aí passando frio e precisando de roupas novas, e você com certeza tem alguma peça que não usa há muito tempo e tem dó de doar. Desapegue. Quanto as meias furadas, sem par, velhinhas demais, doe pro projeto Meias do Bem, sobre o qual falamos aqui.

3. Recuse os canudos que não forem reutilizáveis.

Você quer saber por que esses objetos são tão ruins para o planeta? Começando com o fato de que, por dia, são consumidos mais de 1 milhão de canudos plásticos, que poderiam dar 5 voltas no planeta, e eles não costumam ser reciclados, logo, não deveriam ser utilizados. Há algumas marcas de canudos reutilizáveis de metal, bambu e vidro, caso você ainda queira utilizar.

4. Não tome sorvete em potes de plástico.

Se você for a uma sorveteria por quilo vai encontrar opções de potes de plástico ou casquinha. Além de ser uma delícia, as casquinhas não vão poluir o meio ambiente depois. Quanto ao açaí, que tal levar seu próprio pote e colher?

5. Não jogue as esponjas sintéticas no lixo.

A Terracycle, como falamos aqui, recicla essas esponjas que não vamos mais utilizar, é só juntar várias com a família e amigos e contribuir pra essa causa. Outra opção é utilizar esponjas vegetais, que são biodegradáveis e você pode até plantar a sua.

6. Separe o lixo eletrônico.

Assim como as esponjas, esse tipo de resíduo é bem difícil de reciclar e raramente tem descarte consciente, mas a Recycare busca até na sua casa para dar um fim digno a esses objetos.

7. Compre a granel, com seus próprios saquinhos reutilizáveis.

Quando compramos em mercados os produtos costumam vir embalados em muito plástico ou outros materiais que só agridem o meio ambiente. Em lojas a granel é possível levar seu próprio saquinho reutilizável ou pote, assim você fica livre de diversas substâncias liberadas pelo plástico na sua comida, ajuda o meio ambiente e tem mais consciência do seu alimento.

8. Use o verso do papel.

Se você utilizar o verso do papel, seja para imprimir ou escrever, vai economizar 50% do papel gasto na sua casa ou empresa. Além de gastar muito menos dinheiro e ser mais gentil com as árvores, economizamos muita água, já que para produzir um quilo de papel são necessários 540 litros de água.

9. Use papel reciclado e recicle também.

Ainda falando sobre esse material, o papel reciclado diminui o desmatamento de muitas árvores, não é caro e também pode ser reciclado, na verdade, o mesmo papel pode passar por esse processo até 10 vezes, é só descartar da maneira correta e não amassar, já que isso quebra as fibras.

10. Use a sua caneta até o fim.

Esse objeto tão simples tem plástico, metal e outros materiais que poluem muito, que tal usar a sua caneta até o fim antes de comprar outra? E se você tem muitas, doe pra quem não tem, assim não é necessária a fabricação sem necessidade.

11. Recuse sacolas plásticas.

Essa dica já é velha, mas você faz isso? Use ecobags, você pode até fazer a sua, elas são mais bonitas e ajudam a conservar o planeta. "Mas eu preciso de sacolas para colocar no lixo da minha casa!" Você pode colocar seu lixo até em dobraduras de jornal, tem várias opções e se reduzir seu lixo, nem vai precisar tanto assim!

12. Leve uma garrafa ou copo para todos os lugares.

Há várias opções bem estilosas e sustentáveis, assim você economiza muito dinheiro comprando água por um preço que não deveria pagar e não gasta plástico que vai parar nos oceanos depois.

13. Não use qualquer glitter.

O glitter é composto por plástico e vai para os oceanos quando você lava seu rosto depois de utilizar. Porém, se você quer tanto brilhar existem opções lindas e ecológicas por aí! Como a GlitterRevolution, que faz seus produtos biodegradáveis a partir de plantas, não plástico.

14. Recuse as notas fiscais desnecessárias.

O papel utilizado para imprimir essas notas não é reciclado, então pra que pegar um recibo de que você comprou pão, uma caneta, uma lata de refrigerante?

15. Reduza seu consumo de gomas de mascar.

Eu sei, para alguns pode ser bem difícil, mas além de fazer muito mal para a sua saúde, por ter muitos ingredientes ruins e enganar seu estômago, que fica soltando suco gástrico sem necessidade nenhuma, as gomas de mascar demoram muito tempo para se decomporem, e costumam vir embrulhadas em muito plástico, né?

16. Vá de bike!

Ou a pé. O ponto é, você realmente precisa ir de carro até a esquina? É ruim para o seu bolso e para o planeta. Para destinos mais longos que tal ir de transporte público ou pegar uma carona?

17. Abra as janelas, apague as luzes.

A luz do sol pode iluminar bem mais do que essa luz que só agride o meio ambiente, sabia? Não é porque você tem energia elétrica em casa que não precisa economizar.

18. Tome banhos rápidos.

Pode até ser gostoso demorar no banho, cantar no chuveiro ou pensar no nada, mas você pode tomar banho sem gastar tanta água, certo?

19. Cuide bem das suas coisas.

Quando você tem cuidado com as suas posses, você também gasta bem menos, não precisa se preocupar com comprar a mesma coisa várias vezes e previne a fabricação de mais objetos.

20. Compartilhe o que importa.

As redes sociais são tão utilizadas por nós que esquecemos do mundo a nossa volta, mas e se usássemos as mesmas para conscientizar outras pessoas do que sabemos?

21. Doe para ONGs.

Você pode doar um pouquinho por mês para ONGs diferentes, assim você apoia diversas causas e ajuda quem já está fazendo um projeto.

22. Compre produtos sustentáveis.

Pode até parecer que os produtos sustentáveis são mais caros, mas a maioria deles dura muito mais e acaba saindo mais barato para o seu bolso e para o planeta.

23. Reforme.

Já pensou em transformar aquela calça velha em uma bolsa? Uma caixa de sapato em uma caixa bem bonita? Os rolos de papel higiênico em porta canetas? Há diversas ideias legais para reformar o que você não usa mais e iria para o lixo.

24. Utilize lâmpadas de LED.

As lâmpadas de LED consomem muito menos energia e são bem menos poluentes do que as fluorescentes, por exemplo.

25. Não deixe os aparelhos eletrônicos em stand-by.

Se não estiver utilizando o aparelho, desligue-o, tire da tomada. Você está gastando energia elétrica e dinheiro quando deixa o carregador na tomada, o microondas ou desliga apenas o monitor do computador.

26. Replante.

Sabe aquela parte que você corta e joga fora da cenoura, do alface e de vários outros alimentos? Se você plantar direitinho vai nascer mais, assim você economiza muito, reduz a quantidade de lixo e deixa sua alimentação muito mais saudável.

27. Compre em segunda mão.

Comprar algo que já foi utilizado antes sai mais barato e contribui para que menos coisas sejam produzidas e jogadas fora. Vá a brechós, sebos e compre em sites de desapego.

28. Compre diretamente do produtor.

Já parou para pensar que a pessoa que planta seus legumes e verduras vende para um distribuidor, que vende para o mercado, que só então vende para você? Esse processo faz com que você compre muito mais caro, mesmo que não seja comida, e não saiba de onde vem seus produtos. Além de gastarem muito mais com embalagens e transporte.

29. Pegue emprestado e empreste.

Você não precisa comprar algo que vai usar apenas uma vez, que tal pedir emprestado? Assim, além de não gastar dinheiro sem necessidade evita a produção desenfreada dos produtos. Se não tiver com quem pegar emprestado também pode alugar!

30. Compre de marcas conscientes.

Ok, você comprou aquele produto sem plástico,que parece muito sustentável e ajudaria o meio ambiente, além disso é super baratinho, mas a marca testa em animais e produz uma quantidade absurda pagando pouquíssimo para seus empregados. O que custa muito barato para o seu bolso pode custar muito caro, ou para o planeta, ou para outras pessoas.

31. Ajude mesmo se não foi você que poluiu.

O planeta é o lar de todos nós, se você não joga lixo no chão da sua casa, não jogue na rua, mas se alguém da sua família jogar um papel amassado no chão, você vai deixar lá? Trate o meio ambiente como trataria a sua casa, e os outros seres vivos como trata a sua família.

32. Reutilize as embalagens.

Aqui em casa toda garrafa de vidro de suco ou vinho vira vaso de flor. Há várias pessoas que usam o pote de geleia ou de requeijão, e tem várias outras embalagens que podem ter um fim bem melhor do que o lixo.

33. Converse com as pessoas sobre ajudar o mundo.

É ótimo que você queira fazer a sua parte, mas se sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe, então divulgue toda ideia que você tiver para ajudar, chame as pessoas para participarem disso e explique para quem não entende, precisamos nos unir.

34. Separe o óleo de cozinha.

O óleo que você não usa mais pode virar sabão, de uma forma muito mais barata e sustentável, há várias empresas que reciclam esse material, mas você pode até aprender a fazer.

35. Ajude pessoas.

Não é porque estamos falando do meio ambiente que você não precisa ajudar as outras pessoas, há diversas ONGs que cuidam de pessoas que precisam de contribuição com alimento, roupas, produtos de higiene pessoal e, por ultimo, mas não menos importante, carinho. Você não se torna uma pessoa melhor sem empatia com todos os seres.

Se você tem mais dicas, manda pra gente, vamos divulgar essas formas de melhorar juntos!

©2018 by Espatódea. Proudly created with Wix.com

bottom of page