top of page

Os 3R's da Sustentabilidade

 

Quando falamos de sustentabilidade, logo pensamos em reciclagem. Entretanto, trata-se apenas de um passo dentre todo o processo de ter atitudes sustentáveis. Em diversos lugares há uma divisão que ultrapassa três etapas dessas ações, mas que podem se resumir a apenas 3R's, que estão organizadas levando em conta o grau de importância.

Reduzir

A primeira etapa se resume a repensar seus atos antes de utilizar ou comprar algum material, seja ele reciclável ou não. Muitas vezes, por impulso, compramos algo sem necessidade ou utilizamos determinados objetos (canudos, sacolas plásticas, guardanapos de papel, copos descartáveis) apenas por não custarem nada para o nosso bolso, sem nos darmos conta de que seu custo é grande para o planeta. Você precisa de uma sacolinha para carregar algo da esquina da sua casa? E do canudo que o garçom insiste em levar para tomar um suco? E a garrafinha de água que você paga caro sendo que tem como levar de casa? Muitas das coisas que utilizamos são prejudiciais ao meio ambiente, e com pequenas ações podemos mudar muito.

Reutilizar

O ato de reutilizar pode ser atingido com o exercício do questionamento antes de comprar/utilizar um produto: Qual será seu fim? É importante também lembrar que o reuso de um material é também reduzir o lixo que produzimos, e não é porque um material pode ser reciclado que este seria o melhor destino. Aquela toalha que você não usa mais pode virar discos reutilizáveis ou um pano de chão, a meia furada vira cobertor pra quem precisa, o rolo de papel higiênico pode ser um ótimo porta canetas, mas até cascas de frutas podem ter melhores usos do que ir para o lixo.

Reciclar

O mais famoso R da sustentabilidade é o último que devemos pensar, já que um item reciclável nem sempre é, de fato, reciclado. Entretanto, é também muito importante, uma vez que a reciclagem trata da alteração física/química de algo já utilizado com o fim de que outro produto seja criado sem a utilização de novos recursos escassos. Porém, para que esse processo seja feito, precisamos saber quais materiais são recicláveis e qual é a melhor maneira de descartá-los. Na imagem abaixo vemos alguns exemplos que podem nos ajudar, mas não devemos nos esquecer que reduzir e reutilizar são etapas mais importantes. Se na sua cidade não há coleta seletiva, saiba que várias empresas já buscam na sua casa com agendamento (e de diversos produtos que não são reciclados em qualquer lugar, como o lixo eletrônico).

©2018 by Espatódea. Proudly created with Wix.com

bottom of page