DIY: Discos reutilizáveis para substituir algodão
Muita gente pensa que por um produto ser natural é também sustentável, mas as duas coisas são bem diferentes. O algodão, por exemplo, nasce em uma planta, mas causa grandes consequências para o meio ambiente. Isso porque para produzir 1kg de algodão são necessários 20 mil litros de água. Além de emitir poluentes, também são utilizados pesticidas, inseticidas e fertilizantes na fabricação do material.
Esse produto é utilizado mais de uma vez por dia por grande parte das pessoas, seja para limpar o rosto, fazer esfoliações, tirar a maquiagem ou outros produtos, gerando muito lixo no planeta. Porém, há uma forma de fazer todas essas coisas utilizando discos reutilizáveis de crochê ou feito de toalhinhas que você não usa mais! Depois disso é só lavar e usar de novo. Esses discos também são vendidos em algumas lojas, como a Paninhos.
Eu quis fazer meus próprios ecodiscos, então reaproveitei uma toalha de rosto que não usávamos mais aqui em casa, não tentei fazer todos do mesmo tamanho porque queria usar a toalha inteira e consegui 28 discos! Então vou deixar aqui um passo a passo bem simples de como fazer os seus.
1. Corte aquela bordinha da toalha
Essa bordinha não será utilizada, porque é de um tecido diferente e pode machucar.
2. Corte do tamanho que preferir
Você pode cortar de diferentes tamanhos e formatos, eu preferi assim, mas pode ser quadrado também.
3. Reaproveite as sobras para fazer alguns menores
Dependendo do formato que você escolher sobrarão alguns pedaços, mas não jogue fora, faça alguns menores, o objetivo é produzir menos lixo.
Consegui fazer 28 de diferentes tamanhos, já que aproveitei a toalha ao máximo.
5. Costure a bordinha
Para não desfiar a toalha, é bom costurar a bordinha, assim dura mais.
É bom ter pelo menos 4, para utilizar mesmo enquanto o que você lavou estiver secando. Mas evite de deixar no banheiro, é bom ter uma caixinha ou saquinho para não ficarem expostos a bactérias!
Espalhe essa ideia para outras pessoas também! Se você fizer os seus ainda vão sobrar vários, que tal presentear os amigos e o meio ambiente também?