De onde surgiu o site Espatódea?
No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é quando acaba a Semana do Meio Ambiente,mas também é o dia da Reciclagem e da Ecologia. E como esse é um dia especial para falar desses assuntos, vou explicar mais sobre o nosso site e porque isso é tão importante.
![](https://static.wixstatic.com/media/fe7e2e_14bd935c6b6847be9c86b40edf63e98b~mv2.jpg/v1/fill/w_640,h_360,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/fe7e2e_14bd935c6b6847be9c86b40edf63e98b~mv2.jpg)
É difícil saber quando essa paixão por tudo relacionado a natureza começou, porque sempre gostei de flores, do céu, dos animais e das árvores (inclusive nasci no dia delas, vai ver foi isso), chorava quando queriam matar alguma lagartixa, quando minhas margaridas morriam, quando ameaçavam cortar o pé de maracujá da minha casa ou quando encontrava uma borboleta morta. Minha mãe já sabia que quando eu demorava pra chegar estava tirando fotos de flores por aí.
Mas a cada dia isso fica mais forte em mim, a cada dia eu me importo mais com a forma como o ser humano trata o planeta e os outros seres vivos, como se fosse superior a todo o resto, então comecei a pesquisar mais a respeito. E quando pesquisamos muito sobre um assunto passamos a encontrar coisas muito boas e coisas muito ruins também. Como consequência disso encontrei projetos maravilhosos, que pretendo divulgar aqui, por outro lado, descobri os efeitos do uso de coisas tão básicas no nosso dia a dia.
Pra completar, a escola em que eu trabalho começou um projeto de #choosekind, em que criamos várias campanhas para ajudar quem precisa de nós, e isso foi me deixando cada vez mais sensível com causas assim, me fazendo pensar em tudo que eu tenho e que outros não podem ter se não nos unirmos para ajudá-los, isso se aplica a roupas, oportunidades, um lar, comida ou água.
Eu li muito sobre os movimentos que propõem a redução do lixo, decomposição, novos materiais para substituir os poluentes, e percebi que saber de tudo isso e tentar mudar minhas atitudes estavam me fazendo muito feliz. Muito mais do que ficar parada, fingindo que não estamos destruindo algo que não é só nosso. Um planeta inteiro que nos dá a vida, e nós só a tiramos. E eu sei que esse processo é lento, e que é preciso paciência. Sei também que não é fácil mudar nada sozinha, por isso resolvi tornar isso público, deixar mais gente participar, alertar, conscientizar as pessoas a minha volta. E o Víctor veio comigo, ele pode falar dos motivos dele depois, mas eu sei que são bons.
E, ás vezes, precisamos de um empurrãozinho para enxergar o que está debaixo do nosso nariz. Eu não sei o que foi o meu empurrãozinho, mas a queda foi grande e eu vim parar aqui. Então não sei de tudo sobre o assunto, não trabalho com isso, só tenho 19 anos, não é muita experiência, mas o amor por isso tudo é grande, e o peso na consciência por uma espécie inteira também Espero que esse site seja o seu empurrão, que você mude um pouco a cada post, que nos mude e que empurre outros também. Afinal, se cada um fizer a sua parte, mudamos o mundo, sim!