top of page

10 dicas para reduzir o uso de plástico no dia a dia

 

Desde cedo aprendemos a separar o lixo e também aprendemos que alguns materiais são recicláveis, como o plástico. Entretanto, o que fica para trás, com o decorrer do tempo, é o fato de que esse material demora mais de 400 anos para se decompor na natureza, que nem todos os plásticos são recicláveis e que quase 80% do plástico produzido não é, de fato, reciclado.

Cerca de 8 milhões de toneladas do material são jogadas no oceano anualmente, gerando ,nesse tempo, 100 mil mortes de animais aquáticos. Acima de separar o lixo, devemos reduzi-lo. Por estes motivos decidimos criar uma lista com 10 dicas para consumir menos plástico no dia a dia:

1 – Compre a granel Além da vantagem de pegar apenas o necessário, evitando assim o desperdício de muito alimento que seria jogado fora, de saber o que exatamente está sendo comprado, e evitar muitos conservantes encontrados em produtos vendidos nos supermercados, comprar a granel permite que você consuma menos plástico (e, provavelmente, até economize dinheiro). Para não usar plástico nessas compras é possível levar seu próprio saquinho de pano ou potinho de vidro, pedir para pesar vazio na balança e zerar o peso. Você pode encontrar esses saquinhos em lojas como a Paninhos ou até mesmo fazer o seu.

 

2 – Pare de usar canudos de plástico Você sabia que os canudos são mais de 4% do lixo plástico do mundo e levam até mil anos para se decompor? E a maior parte deles não é reciclada e tem como destino final mares e oceanos, nos quais 90% da poluição é plástica. A partir desses dados foram criadas algumas alternativas, hoje temos canudos de vidro, metal, bambu e outros materiais e que, além de lindos, são reutilizáveis. A Mentah criou canudos em vidro de borosilicato, inerte e termoresistente, com diferentes mensagens e vende também capinha resistente e escova de limpeza.

 

3 – Saia de casa com sua garrafinha de água ou copo Saindo de casa com a sua própria garrafinha de água, você evita não apenas comprar outra garrafa de plástico que nem sempre é reciclada, mas também deixa de usar muitos copinhos descartáveis que encontramos na escola, faculdade, trabalho, médico e diversos outros estabelecimentos em que passamos no dia a dia. Também é possível levar uma caneca para o local de trabalho ou andar com um copo, como os da Menos 1 lixo, na bolsa. Mas caso tenha esquecido em casa, que tal adotar um copo descartável e usar o mesmo o dia todo ao invés de jogar fora toda vez?

 

4 – Use ecobags Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora no Brasil. Para reduzir o uso dessas sacolas plásticas podemos usar ecobags, que todo mundo sabe, vende em todo lugar, mas pouca gente usa. Essas sacolas reutilizáveis podem ser deixadas no carro ou mesmo dentro da bolsa, assim evitando o consumo excessivo de plástico. E hoje em dia tem modelinhos lindos, para todos os gostos e de diferentes materiais, dá até para fazer a sua com uma calça jeans velhinha.

 

5 – Troque sua escova de dentes de plástico por uma de bambu Muita gente, pela comodidade, deixa de jogar as escovas de dente no lixo reciclável e coloca no lixinho do banheiro mesmo, o que faz com que milhões de escovas sejam levadas a aterros sanitários e demorem 500 anos para se decompor. Mas mesmo jogando no lixo certo você pode fazer algo melhor e comprar escovas de dentes de bambu, que são biodegradáveis, resistentes e mais duradouras. Quando não usar mais é só enterrar no jardim ou num vaso. Você pode comprar aqui.

 

6 – Faça seus próprios produtos para a pele ou para o cabelo Grande parte dos produtos de beleza são vendidos em embalagens de plástico e tem alguns que até possuem esse material em sua composição, como esfoliantes, então por que não fazer o seu? Há diversos ingredientes naturais que você pode usar tanto na pele quanto no cabelo e a internet está cheia de receitas para isso, boa parte desses recursos você tem dentro de casa (ou deveria ter), como a babosa, fubá, mel, azeite, óleo de coco e outros! Aqui tem algumas receitas para você começar.

 

7 – Use cotonetes biodegradáveis Os cotonetes que usamos quase sempre vão para o lixo comum, mas se tirarmos as pontas de algodão as hastes podem ser jogadas no lixo reciclável também, mas como reciclar é só o terceiro R (reduzir, reutilizar e reciclar), deveríamos reduzir o uso de plástico e aderir aos cotonetes com hastes de papel reciclável e biodegradável. A Affagio produz diferentes tipos de hastes flexíveis e que ajudam tanto você quanto o planeta.

 

8 – Repense a embalagem do produto de limpeza Há diversas opções de embalagens para produtos de limpeza que são menos prejudiciais ao meio ambiente que as de plástico, entre elas estão as que possuem refil, as caixas de papelão e até mesmo a compra de produtos a granel, assim você reutiliza uma embalagem que seria jogada no lixo. Se quiser ir ainda mais fundo pode fazer seu próprio produto de limpeza com alguns ingredientes básicos que todos tem em casa, como vinagre e bicarbonato de sódio.

 

9 – Faça seu lanchinho e suco em casa Dessa forma, além de ter uma alimentação mais saudável, sem conservantes e barata, você evita comprar mais garrafas e alimentos industrializados com embalagens de plástico ou outros materiais que prejudicam o nosso planeta. Uma boa opção é fazer barrinhas de cereal ou levar uma fruta na bolsa.

 

10 – Doe Ao invés de jogar fora seus objetos de plástico que não quer mais, doe, assim eles podem ser reutilizados ao invés de serem transformados em mais lixo no planeta. A doação é muito importante para diversas pessoas que não tem condições para comprar algo que pode não ser mais tão útil para você, não deixe de fazer o bem ao próximo.

©2018 by Espatódea. Proudly created with Wix.com

bottom of page